Linha 1 – Subjetividade, Educação Escolar e Políticas Públicas

  • O “ambiente escola” entre a democracia, as resistências e as diferenças.
  • Degradação da esfera pública e da escola republicana: uma pesquisa em psicanálise e educação acerca dos efeitos da tecnocracia na escola contemporânea. 
  • Uma ideia de futuro em política e educação: um estudo sobre os impasses do presentismo e suas consequências ético-políticas para o sentido formativo da cultura escolar.
  • Produção, circulação e apropriações do discurso psicanalítico para a compreensão das relações étnico-raciais no debate educacional brasileiro.

 

Linha 2 – Formação de Professores, Educação Inclusiva e Subjetividade

  • Formação de professores e tecnologias digitais aplicadas à educação.
  • A forma escolar como projeto de civilização na modernidade: discurso da crise e representações sociais da docência.
  • Correlação entre indicadores da dinâmica vincular de mães e cuidadoras e indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil (IRDI) de crianças de creche municipal. 
  • Educação Infantil, o laço subjetivante e a função do semelhante na escola.