Para a obtenção do título de mestre, o discente do programa de pós-graduação em Desempenho e Reabilitação Físico-Funcional, deverá cumprir um total mínimo de 46 créditos, sendo que cada crédito corresponde a 15 horas, perfazendo um total de 690 horas.
O discente do mestrado deverá cumprir quatro disciplinas obrigatórias (11 créditos) e, no mínimo, duas disciplinas optativas das 7 oferecidas (6 créditos). As disciplinas obrigatórias estão relacionadas com a formação geral do mestre na área 21 e deverão ser cumpridas na sua totalidade até o momento da qualificação do projeto de dissertação (em até 18 meses da data de sua matrícula). As disciplinas optativas permitem aos discentes o aprofundamento de seus conhecimentos no ensino nas áreas específicas do projeto de dissertação. Com o intuito de manter a participação do aluno no ambiente acadêmico, foi instituída a atividade “Práticas de Pesquisa” (I, II, III, IV), prevista para ocorrer semestralmente ao longo dos dois anos do programa de Mestrado. Ela compreende encontros semanais com o orientador e com o grupo de pesquisa e está relacionada com a orientação da dissertação. No final do semestre o orientador elaborará uma avaliação sobre a assiduidade e desempenho do aluno e esta será encaminhada para o colegiado do curso para validação dos créditos (2 créditos por semestre, perfazendo um total de 8 créditos). O Estágio em Docência faz parte da estrutura curricular do programa de Mestrado como atividade obrigatória apenas para os Bolsistas CAPES e poderá ser atribuído ao concluinte 2 créditos. Esse estágio deve ser cumprido junto à graduação da UNIB, de acordo com o plano de trabalho previamente estabelecido pelo pós-graduando e respectivo orientador, e mediante supervisão do professor responsável pela disciplina da graduação e pelo orientador. Esta atividade só poderá ser implementada após a conclusão da disciplina “Didática no Ensino Superior”. Adicionalmente, um crédito será proveniente do exame de qualificação e 20 créditos da elaboração e defesa da dissertação.
Disciplinas Obrigatórias | CH | CR |
Metodologia de Pesquisa Científica e bioestatística | 60 | 4 |
Prática baseada em evidências | 30 | 2 |
Didática de ensino superior | 30 | 2 |
Bioestatística | 45 | 3 |
Total | 165 | 11 |
Disciplinas Optativas | CH | CR |
Determinantes Sistêmicos da Capacidade Física na Saúde e nas Doenças Crônicas | 45 | 3 |
Tópicos avançados em reabilitação pulmonar adulto e pediátrico | 45 | 3 |
Exercício Físico e Doenças Crônico-Degenerativas | 45 | 3 |
Avanços em Biomecânica do Movimento Humano | 45 | 3 |
Estratégias do Controle Motor na Recuperação Funcional | 45 | 3 |
Novas tecnologias de monitoramento ambulatorial da capacidade funciona | 45 | 3 |
Revisão Sistemática e Meta-Análise | 45 | 3 |
Estágio Docente (obrigatório para bolsistas) | 60 | 4 |
Disciplina | Carga Horária | Créditos |
---|---|---|
Abordagens e técnicas de pesquisa em educação | 45 | 3 |
Docência no ensino superior | 45 | 3 |
Disciplina obrigatória da linha de pesquisa | 45 | 3 |
Disciplina | Linha de Pesquisa | Carga Horária | Créditos |
---|---|---|---|
Educação, Cultura e Subjetividade (obrigatória para a linha de pesquisa) | 1 | 45 | 3 |
Filosofia da Educação e Subjetividade | 1 | 45 | 3 |
Discursos Educacionais e Dispositivos Escolares | 1 | 45 | 3 |
Educação e desigualdades: relações etnico-raciais e gênero | 1 | 45 | 3 |
Representações sociais em educação | 1 | 45 | 3 |
Perspectivas históricas da cultura escolar | 1 | 45 | 3 |
Seminários avançados em educação, cultura e subjetividade | 1 | 45 | 3 |
Temas de Educação e Psicanálise | 2 | 45 | 3 |
Psicanálise e educação inclusiva | 2 | 45 | 3 |
Formação do professor: uma abordagem psicanalítica | 2 | 45 | 3 |
Educação e Psicanálise (obrigatória para a linha de pesquisa) | 2 | 45 | 3 |
Literatura na formação do sujeito | 2 | 45 | 3 |
Constituição subjetiva e processos educacionais | 2 | 45 | 3 |
Seminários avançados em formação de professores, educação inclusiva e psicanálise | 2 | 45 | 3 |