Estrutura Currícular

Para a obtenção do título de mestre, o discente do programa de pós-graduação em Desempenho e Reabilitação Físico-Funcional, deverá cumprir um total mínimo de 46 créditos, sendo que cada crédito corresponde a 15 horas, perfazendo um total de 690 horas.

O discente do mestrado deverá cumprir quatro disciplinas obrigatórias (11 créditos) e, no mínimo, duas disciplinas optativas das 7 oferecidas (6 créditos). As disciplinas obrigatórias estão relacionadas com a formação geral do mestre na área 21 e deverão ser cumpridas na sua totalidade até o momento da qualificação do projeto de dissertação (em até 18 meses da data de sua matrícula). As disciplinas optativas permitem aos discentes o aprofundamento de seus conhecimentos no ensino nas áreas específicas do projeto de dissertação. Com o intuito de manter a participação do aluno no ambiente acadêmico, foi instituída a atividade “Práticas de Pesquisa” (I, II, III, IV), prevista para ocorrer semestralmente ao longo dos dois anos do programa de Mestrado. Ela compreende encontros semanais com o orientador e com o grupo de pesquisa e está relacionada com a orientação da dissertação. No final do semestre o orientador elaborará uma avaliação sobre a assiduidade e desempenho do aluno e esta será encaminhada para o colegiado do curso para validação dos créditos (2 créditos por semestre, perfazendo um total de 8 créditos). O Estágio em Docência faz parte da estrutura curricular do programa de Mestrado como atividade obrigatória apenas para os Bolsistas CAPES e poderá ser atribuído ao concluinte 2 créditos. Esse estágio deve ser cumprido junto à graduação da UNIB, de acordo com o plano de trabalho previamente estabelecido pelo pós-graduando e respectivo orientador, e mediante supervisão do professor responsável pela disciplina da graduação e pelo orientador. Esta atividade só poderá ser implementada após a conclusão da disciplina “Didática no Ensino Superior”. Adicionalmente, um crédito será proveniente do exame de qualificação e 20 créditos da elaboração e defesa da dissertação.

Disciplinas Obrigatórias

CH

CR

Metodologia de Pesquisa Científica e bioestatística

60

4

Prática baseada em evidências

30

2

Didática de ensino superior

30

2

     Bioestatística

45

3

Total

165

11

Disciplinas Optativas

CH

CR

Determinantes Sistêmicos da Capacidade Física na Saúde e nas Doenças Crônicas

45

3

Tópicos avançados em reabilitação pulmonar adulto e pediátrico

45

3

Exercício Físico e Doenças Crônico-Degenerativas

45

3

Avanços em Biomecânica do Movimento Humano

45

3

Estratégias do Controle Motor na Recuperação Funcional

45

3

Novas tecnologias de monitoramento ambulatorial da capacidade funciona

45

3

Revisão Sistemática e Meta-Análise

45

3

Estágio Docente (obrigatório para bolsistas)

60

4

Disciplina Carga Horária Créditos
Abordagens e técnicas de pesquisa em educação453
Docência no ensino superior453
Disciplina obrigatória da linha de pesquisa453
Disciplina Linha de PesquisaCarga Horária
Créditos
Educação, Cultura e Subjetividade (obrigatória para a linha de pesquisa)1453
Filosofia da Educação e Subjetividade1453
Discursos Educacionais e Dispositivos Escolares1453
Educação e desigualdades: relações etnico-raciais e gênero1453
Representações sociais em educação1453
Perspectivas históricas da cultura escolar1453
Seminários avançados em educação, cultura e subjetividade1453
Temas de Educação e Psicanálise2453
Psicanálise e educação inclusiva2453
Formação do professor: uma abordagem psicanalítica2453
Educação e Psicanálise (obrigatória para a linha de pesquisa)2453
Literatura na formação do sujeito2453
Constituição subjetiva e processos educacionais2453
Seminários avançados em formação de professores, educação inclusiva e psicanálise2453