Inscrições a partir de 03/05

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Avaliação e Intervenção do Desempenho Físico e Funcional

O curso de Mestrado visa formar profissionais com competência para docência, bem como a orientação de iniciação científica e monografias de conclusão de curso, em nível de graduação e especialização/aperfeiçoamento, possibilitando a difusão e aplicação do conhecimento gerado em benefício da sociedade. A formação didático-científica proposta pelo programa de Mestrado também fornece subsídios para que o egresso se torne um profissional de saúde mais completo e consciente, o que também poderá refletir em sua atividade como profissional, de onde muitas vezes vêm as perguntas de suas futuras pesquisas, no sentido de investigar e tentar resolver os problemas observados durante esta sua atividade profissional.

Assim, alinhado com a missão da UNIB, que é a de “Oferecer soluções inovadoras e sustentáveis, comprometidas com a educação e valorização do ser humano, propondo-se a atender os anseios das pessoas e organizações no mundo globalizado”, o Programa de Pós-Graduação em Desempenho e Reabilitação Físico-Funcional tem por objetivo geral promover formação de fisioterapeutas, profissionais de educação física, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e áreas afins capazes de exercer atividades de ensino pesquisa e extensão na área. Adicionalmente, tem como objetivo produzir conhecimento científico de qualidade a ser aplicado na sociedade e divulgado no país e exterior.

A área de concentração proposta pelo programa – Avaliação e Intervenção no Desempenho Físico e Funcional, investiga os fatores determinantes das desordens dos sistemas musculoesquelético, neurológico, cardiorrespiratório, vascular e metabólico. Tal área de concentração desenvolve e aprimora estratégias de avaliação e intervenção em diferentes condições de saúde, com o objetivo de prevenção e tratamento das incapacidades. A área de concentração contempla duas linhas de pesquisa:
(1) Avaliação e Intervenção do Desempenho Físico e Funcional na Saúde Cardiorrespiratória e Metabólica, e
(2) Avaliação e Intervenção do Desempenho Físico e Funcional na Saúde Neurológica e Musculoesquelética.

Por que fazer um Mestrado ou doutorado?

Ser Mestre ou Doutor pode gerar impactos diretos e positivos em sua vida pessoal, acadêmica e profissional.

Além de aprofundar verticalmente seu conhecimento por meio da pesquisa em um tema de seu interesse, pode garantir o ingresso para professores em Instituições de Ensino Superior, pois a maioria das faculdades e universidades exigem o título para a contratação de docentes.

Potencialize seu sucesso, aperfeiçoe seus conhecimentos e contribua com sua área de pesquisa.

DIFERENCIAIS

Recomendado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Mestrado do Programado em Odontologia tem todas as condições de infraestrutura para desenvolver ensaios biológicos, desde in vitro com células em cultivo com metodologias de biologia celular e molecular, até os ensaios in vivo e clínicos que atendem a grande maioria dos projetos das duas linhas de pesquisa do Programa:

  • Laboratório de Cultura de Células e Engenharia Tecidual
  • Laboratório de Histologia
  • Laboratório de Biologia Molecular
  • Laboratório de Bioestatística

 

Ainda nas instalações físicas, os alunos do Programa têm à sua disposição para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão:

  • 1 Biotério
  • 1 Centro de Pesquisa Clínica Odontológica (CEPECO)
  • 1 Centro de Pesquisa Clínica em Biofotônica (CEPEBIO)

 

ATENÇÃO!

Vale destacar que o CEPECO está registrado e certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP/CNPq) e iniciou suas atividades com o projeto fomentado pelo Edital Universal Faixa A (CNPq#423184/2016-4).

A Universidade Ibirapuera é uma instituição de ensino de São Paulo (SP) com 50 anos de história. Oferecemos aos nossos alunos uma infraestrutura laboratorial moderna e completa para a formação teórica e prática, Clínicas-Escolas com atendimento gratuito à comunidade e 80% do corpo docente composto por mestres e doutores. A qualidade de ensino é comprovada pela avaliação 4 (de 5) no MEC.

O corpo docente se integra no desenvolvimento de pesquisa técnica e acadêmica interdisciplinar na área de Odontologia, promovendo disciplinas que se alinham ao escopo previsto para o curso. A formação multidisciplinar dos professores é observada na área de concentração que se reflete nas linhas de pesquisa do Programa e na definição dos projetos-eixos de pesquisa.

PROCESSO
DE SELEÇÃO

 

Documentos para seleção

Além do recibo de pagamento da taxa de inscrição, os candidatos precisam entregar uma carta de intenção, a ficha de inscrição preenchida e o link do Currículo Lattes para o e-mail: inscricao.strictosensu@ibirapuera.edu.br

ATENÇÃO!

Todos os alunos do sistema de Pós-Graduação do País devem possuir o Currículo Lattes. Para preenchê-lo, o candidato deve acessar a página do CNPq (www.cnpq.br) e seguir as orientações encontradas na Plataforma Lattes. Não serão aceitos outros modelos de currículo

A seleção de candidatos para ingresso no curso de Mestrado ou Doutorado do Programa em Odontologia – área de concentração em Ciências Odontológicas da Universidade Ibirapuera será realizada mediante entrevista agendada, via Google Meet, no dia 09 de março de 2021, consistindo na análise da Carta de Intenção e do Currículo Lattes.

ATENÇÃO!

Na análise do Currículo Lattes será considerada a formação acadêmica, a experiência profissional e as publicações do candidato, reservando-se a comissão de Processo Seletivo – CPS o direito de exigir as devidas comprovações.

A divulgação das listas de aprovados será feita no dia 10 de março de 2021, no site https://mestrado-e-doutorado.ibirapuera.br/processo-seletivo-odonto/ e por e-mail enviado ao candidato.

ATENÇÃO!

Na análise do Currículo Lattes será considerada a formação acadêmica, a experiência profissional e as publicações do candidato, reservando-se a comissão de Processo Seletivo – CPS o direito de exigir as devidas comprovações.

As matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas até dia 12 de março de 2021, pela internet e de forma on-line através do Portal Universitário, onde também deverá indexar os documentos exigidos.

Documentos para a matrícula 

  • Requerimento de matrícula preenchido; 
  • Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; 
  • Fotocópia da prova de quitação do serviço militar (quando for o caso); 
  • Fotocópia do Título do Eleitor atualizado e comprovante da última votação;
  • Fotocópia do CPF e Identidade (mesma face); 
  • Comprovante de Residência;
  • Fotocópia autenticada de Declaração ou Certificado de Conclusão de Curso; 
  • Fotocópia simples do histórico escolar
  • A entrevista agendada poderá ser realizada por videoconferência ou presencialmente, conforme combinado por e-mail com o candidato.  


Faça sua Inscrição