Para quem é esse Programa (Mestrado e Doutorado)?

Com base na formação didático-científica do Programa, no curso de Mestrado pretende-se formar pesquisadores com caráter ético e competência para docência, bem como a orientação de Iniciação Científica e monografias de conclusão de curso, em nível de graduação e especialização/aperfeiçoamento, possibilitando a difusão e aplicação do conhecimento gerado em benefício da sociedade.

No curso de Doutorado os alunos deverão adquirir novas habilidades. Além de serem capazes de produzir conhecimento novo e trazer para a realidade local/regional aquisições inovadoras, espera-se que esse egresso do curso de Doutorado seja capaz de divulgar os resultados de suas pesquisas com visibilidade tanto em revistas científicas qualificadas nacionais e internacionais da área em que se inserem as linhas de pesquisa do Programa, como em outros meios de divulgação que alcancem a sociedade como um todo, levando o conhecimento gerado diretamente para a sociedade, quer seja este um produto acadêmico ou um produto técnico, como patentes, processos, protocolos clínicos, ou outros produtos da pesquisa. Além disso, as disciplinas e demais atividades curriculares prepararão este egresso para ser um formador de recursos humanos em nível superior tanto no nível de graduação, como no de pós-graduação

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) tem sua área de concentração em Clínica Odontológica. O nível de Mestrado iniciou suas atividades em 2004 e o de Doutorado em 2019. Alinhados com a missão da Universidade Ibirapuera, que é a de “Oferecer soluções inovadoras e sustentáveis, comprometidas com a educação e valorização do ser humano, se propondo a atender os anseios das pessoas e organizações no mundo globalizado”, o objetivo do Programa é formar egressos que deverão apresentar perfil profissional multidisciplinar e interdisciplinar.

Por que fazer um Mestrado ou doutorado?

Ser Mestre ou Doutor pode gerar impactos diretos e positivos em sua vida pessoal, acadêmica e profissional.

Além de aprofundar verticalmente seu conhecimento por meio da pesquisa em um tema de seu interesse, pode garantir o ingresso para professores em Instituições de Ensino Superior, pois a maioria das faculdades e universidades exigem o título para a contratação de docentes.

Potencialize seu sucesso, aperfeiçoe seus conhecimentos e contribua com sua área de pesquisa.

DIFERENCIAIS

Recomendado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Mestrado do Programado em Odontologia tem todas as condições de infraestrutura para desenvolver ensaios biológicos, desde in vitro com células em cultivo com metodologias de biologia celular e molecular, até os ensaios in vivo e clínicos que atendem a grande maioria dos projetos das duas linhas de pesquisa do Programa:

  • Laboratório de Cultura de Células e Engenharia Tecidual
  • Laboratório de Histologia
  • Laboratório de Biologia Molecular
  • Laboratório de Bioestatística

 

Ainda nas instalações físicas, os alunos do Programa têm à sua disposição para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão:

  • 1 Biotério
  • 1 Centro de Pesquisa Clínica Odontológica (CEPECO)
  • 1 Centro de Pesquisa Clínica em Biofotônica (CEPEBIO)

 

ATENÇÃO!

Vale destacar que o CEPECO está registrado e certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil (DGP/CNPq) e iniciou suas atividades com o projeto fomentado pelo Edital Universal Faixa A (CNPq#423184/2016-4).

A Universidade Ibirapuera é uma instituição de ensino de São Paulo (SP) com 50 anos de história. Oferecemos aos nossos alunos uma infraestrutura laboratorial moderna e completa para a formação teórica e prática, Clínicas-Escolas com atendimento gratuito à comunidade e 80% do corpo docente composto por mestres e doutores. A qualidade de ensino é comprovada pela avaliação 4 (de 5) no MEC.

O corpo docente se integra no desenvolvimento de pesquisa técnica e acadêmica interdisciplinar na área de Odontologia, promovendo disciplinas que se alinham ao escopo previsto para o curso. A formação multidisciplinar dos professores é observada na área de concentração que se reflete nas linhas de pesquisa do Programa e na definição dos projetos-eixos de pesquisa.

PROCESSO
DE SELEÇÃO

 

Documentos para seleção

Além do recibo de pagamento da taxa de inscrição, os candidatos precisam entregar uma carta de intenção, a ficha de inscrição preenchida e o link do Currículo Lattes para o e-mail: inscricao.strictosensu@ibirapuera.edu.br

ATENÇÃO!

Todos os alunos do sistema de Pós-Graduação do País devem possuir o Currículo Lattes. Para preenchê-lo, o candidato deve acessar a página do CNPq (www.cnpq.br) e seguir as orientações encontradas na Plataforma Lattes. Não serão aceitos outros modelos de currículo

A seleção de candidatos para ingresso no curso de Mestrado ou Doutorado do Programa em Odontologia – área de concentração em Ciências Odontológicas da Universidade Ibirapuera será realizada mediante entrevista agendada, via Google Meet, nos dias 08 e 09 de dezembro de 2020, consistindo na análise da Carta de Intenção e do Currículo Lattes.

ATENÇÃO!

Na análise do Currículo Lattes será considerada a formação acadêmica, a experiência profissional e as publicações do candidato, reservando-se a comissão de Processo Seletivo – CPS o direito de exigir as devidas comprovações.

Serão aprovados para o mestrado os 20 (vinte) primeiros candidatos e para o doutorado os 14 (quatorze) primeiros candidatos, com média final igual ou superior a 7,0 (sete) pontos, conforme as respectivas listas de classificação em ordem decrescente, cuja divulgação será feita até o dia 11 de dezembro de 2020, no site https://mestrado-e-doutorado.ibirapuera.br/processo-seletivo-odonto/ e por e-mail enviado ao candidato.

ATENÇÃO!

Na análise do Currículo Lattes será considerada a formação acadêmica, a experiência profissional e as publicações do candidato, reservando-se a comissão de Processo Seletivo – CPS o direito de exigir as devidas comprovações.

As matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas nos dias 11 a 16 de dezembro de 2020, pela internet e de forma on-line através do Portal Universitário, onde também deverá indexar os documentos exigidos.

Documentos para a matrícula 

  • Requerimento de matrícula preenchido; 
  • Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; 
  • Fotocópia da prova de quitação do serviço militar (quando for o caso); 
  • Fotocópia do Título do Eleitor atualizado e comprovante da última votação;
  • Fotocópia do CPF e Identidade (mesma face); 
  • Comprovante de Residência;
  • Fotocópia autenticada de Declaração ou Certificado de Conclusão de Curso; 
  • Fotocópia simples do histórico escolar
  • A entrevista agendada poderá ser realizada por videoconferência ou presencialmente, conforme combinado por e-mail com o candidato.  


Faça sua Inscrição

WhatsApp chat