Linhas de Pesquisa
Linha 1: Educação, cultura e subjetividade
Esta linha congrega pesquisas que interrogam as condições e possibilidades da educação e gestão na escola contemporânea, a partir do aporte teórico dos fundamentos filosóficos e históricos da educação. Trata dos processos de constituição subjetiva na contemporaneidade iluminando os aspectos culturais, buscando compreender a dimensão do educar e da educação, considerando as estratégias e intervenções possíveis na escola pública brasileira.
Linha 2: Educação inclusiva, formação de professores e psicanálise
As pesquisas que compõem esta linha privilegiam a teoria psicanalítica e têm como foco principal o campo da formação de professores e as práticas docentes para além do domínio teórico-conceitual, buscando uma interpelação crítica dos modelos vigentes que excluem o papel da subjetividade nos processos de ensino e aprendizagem. Levam em consideração a heterogeneidade e diversidade dos alunos, em uma perspectiva de escola inclusiva. Os temas principais que compõem as pesquisas desta linha são: formação inicial e continuada de professores, educação inclusiva, escolarização de crianças com TEA (Transtornos do Espectro Autista), dificuldades de aprendizagem, psicopatologização e medicalização no cotidiano escolar, escuta de professores como espaço formativo e Educação Terapêutica.