Estrutura Curricular Educação
O aluno do Mestrado em Educação, área de concentração em Educação subjetividade e psicanálise deverá cursar:
3 disciplinas obrigatórias,
3 atividades de formação obrigatórias e
3 disciplinas optativas da linha de pesquisa a que está vinculado.
Cada disciplina e cada atividade de formação obrigatória corresponde a 45 horas ou 03 créditos (cada crédito corresponde a 15 horas).
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, POR CARGA HORÁRIA (CH) E CRÉDITOS (C):
Disciplina | Carga Horária | Créditos |
---|---|---|
Abordagens e técnicas de pesquisa em educação | 45 | 3 |
Docência no ensino superior | 45 | 3 |
Disciplina obrigatória da linha de pesquisa | 45 | 3 |
DISCIPLINAS OPTATIVAS, POR LINHA DE PESQUISA (LP), CARGA HORÁRIA (CH) E CRÉDITOS (C):
Disciplina | Linha de Pesquisa | Carga Horária | Créditos |
---|---|---|---|
Educação, Cultura e Subjetividade (obrigatória para a linha de pesquisa) | 1 | 45 | 3 |
Filosofia da Educação e Subjetividade | 1 | 45 | 3 |
Discursos Educacionais e Dispositivos Escolares | 1 | 45 | 3 |
Educação e desigualdades: relações etnico-raciais e gênero | 1 | 45 | 3 |
Representações sociais em educação | 1 | 45 | 3 |
Perspectivas históricas da cultura escolar | 1 | 45 | 3 |
Seminários avançados em educação, cultura e subjetividade | 1 | 45 | 3 |
Temas de Educação e Psicanálise | 2 | 45 | 3 |
Psicanálise e educação inclusiva | 2 | 45 | 3 |
Formação do professor: uma abordagem psicanalítica | 2 | 45 | 3 |
Educação e Psicanálise (obrigatória para a linha de pesquisa) | 2 | 45 | 3 |
Literatura na formação do sujeito | 2 | 45 | 3 |
Constituição subjetiva e processos educacionais | 2 | 45 | 3 |
Seminários avançados em formação de professores, educação inclusiva e psicanálise | 2 | 45 | 3 |
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO OBRIGATÓRIAS
Disciplina | Carga Horária | Créditos |
---|---|---|
Seminário de pesquisa 1 | 45 | 3 |
Seminário de pesquisa 2 | 45 | 3 |
Produção e divulgação científica | 45 | 3 |
Estágio supervisionado (obrigatória para alunos bolsistas) | 0 | 0 |
Qualificação da pesquisa | 30 | 2 |
Defesa da Dissertação | 285 | 19 |
Estrutura Curricular Educação
O candidato a mestre deverá cumprir o curso num prazo de 24 (vinte e quatro) meses da data inicial de matrícula, podendo ser prorrogado por, no máximo, 12 (doze) meses mediante análise e deliberação do Conselho do programa. Na defesa da dissertação é obrigatória a participação de pelo menos um professor doutor não pertencente à Instituição.
Para obtenção do título de Mestre é necessário que o candidato:
- Permaneça no Programa de Mestrado em Educação pelo período mínimo de 12 (doze) e no máximo 36 (trinta e seis) meses como aluno regular;
- Cumpra 48 créditos divididos entre: disciplinas obrigatórias (16 créditos); disciplinas optativas (9 créditos), qualificação (2 créditos) e defesa (21 créditos);
- Defenda seu projeto de tese em sessão pública de qualificação e seja aprovado;
- Defenda a dissertação de mestrado em sessão pública e seja aprovado;
- Entregue as cópias finais de acordo com as normas deste Programa e dentro do prazo estipulado na ata de defesa da tese.Observação: cada crédito corresponde a 15 horas de atividade.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, POR CARGA HORÁRIA (CH) E CRÉDITOS (C):
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, POR CARGA HORÁRIA (CH) E CRÉDITOS (C):
Disciplina | Carga Horária | Créditos |
---|---|---|
Abordagens e técnicas de pesquisa em educação | 45 | 3 |
Docência no ensino superior | 45 | 3 |
Disciplina obrigatória da linha de pesquisa | 45 | 3 |