Histórico do Curso

O curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em da Universidade Ibirapuera foi aprovado pela CAPES em dezembro de 2018 e Iniciou as atividades em março de 2019 após a primeira seleção de alunos.  Sua proposta foi elaborada tendo como eixo  a dimensão do sujeito e da subjetividade em relação à práxis educacional e também os processos de formação docente a partir de fundamentos históricos, sociológicos, filosóficos e políticos, consubstanciadas fundamentalmente pelas contribuições da Psicanálise à Educação.

Histórico do Curso

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação surgiu em 2015, com a posterior criação de um Grupo de Pesquisa em Educação e Psicanálise (Diretório de Grupos CNPq), na Universidade Ibirapuera, proposto por pesquisadores e docentes que desenvolvem suas pesquisas no campo das Ciências da Educação, tendo como eixo de suas reflexões a dimensão do sujeito e da subjetividade em relação à práxis educacional e também os processos de formação docente a partir de fundamentos históricos, sociológicos, filosóficos e políticos, consubstanciadas fundamentalmente pelo pensamento instaurado pelas contribuições da Psicanálise à Educação.

A consolidação desse Grupo de Pesquisa representou a congregação de pesquisadores que refletem acerca de temas envolvendo Educação e Psicanálise, em suas iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, de modo inter e transdisciplinar, investigando questões sobre a constituição subjetiva e a subjetividade, e que abarcam temáticas tais como: a formação de professores; a inclusão e a exclusão escolar; a diferença e heterogeneidade; democratização da educação e do ensino; a produção do fracasso escolar; a transmissão e o ensino; os discursos político-pedagógicos; as relações entre cuidar, educar e tratar; a infância e a adolescência; a medicalização no cotidiano escolar; as políticas públicas de educação para a diferença; a educação inclusiva, entre outros, tendo como base a reflexão crítica acerca das condições de possibilidade da educação escolar na contemporaneidade.

A maioria dos professores se dedica ou já se dedicava a pesquisas, no âmbito de pós-graduação, junto a outros importantes departamentos e laboratórios de investigação que abarcam a questão da subjetividade e da diferença em relação à educação e ao ensino, bem como os efeitos dos discursos político-pedagógicos na gestão escolar e na formação psicológica dos profissionais de educação. Atualmente, pode-se destacar a articulação e colaboração dos docentes em iniciativas conjuntas de ensino, pesquisa e extensão, com diversos Laboratórios e Grupos de Pesquisa de referência nacional, tais como o Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância (LEPSI – FEUSP/IPUSP), o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE- IPUSP), o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP – UNICAMP) e o Núcleo de Estudos e Prevenção da AIDS (NEPAIDS), do Instituto de Psicologia da USP.