Corpo docente Educação

Corpo Docente Educação

Mestrado | Universidade Ibirapuera | Rodrigo Barchi

Rodrigo Barchi

  • Linha de Pesquisa: Subjetividade, Educação Escolar e Políticas Públicas
  • Lattes

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba, Especialista em Educação Ambiental pela USP/ São Carlos, licenciado em Geografia pela Universidade de Sorocaba e Pedagogia pela Universidade da Cidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Ibirapuera. É professor e pesquisador nas áreas de Filosofia da Educação e Ecologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia, Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação e Meio Ambiente, Geopolítica, Geografia do Brasil e Geral, Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia para Ensino Fundamental e Médio, Teoria do Currículo, Fundamentos e Teorias da Educação Brasileira. Foi coordenador do Curso de Geografia da Universidade de Sorocaba, coordenador de Subprojeto Pibid – Geografia e colaborador do CIIIE (Centro Internacional e Interdisciplinar de Investigação e Ensino Aplicado), promovido pelo convênio entre la Alice Salomon Hochschule Berlin (ASH), a Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO), a Universidade de Sorocaba (UNISO) e a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), financiado pelo DAAD (Deutscher Akademischer Astauschidienst – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

Carolina Ferreira Barros Klumpp

  • Linha de Pesquisa: Formação de professores, educação inclusiva e subjetividade
  • carolina.klumpp@ibirapuera.edu.br
  • Lattes

É Doutora em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO (bolsista integral CAPES); e realizou seu estágio doutoral modalidade sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em Portugal. Atualmente é docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Educação da Universidade Ibirapuera-UNIB. Tem como linha de pesquisa a Formação de Professores, Educação Inclusiva e Subjetividade, com ênfase na compreensão da aprendizagem humana, por meio da investigação de variáveis psicológicas, orgânicas e sociais que envolvem o processo de ensino-aprendizagem. É consultora psicopedagógica na Secretaria de Educação da Rede Municipal de Barueri.

Mestrado | Universidade Ibirapuera | Crislei de Oliveira

Crislei de Oliveira Custódio

  • Linha de Pesquisa: Subjetividade, Educação Escolar e Políticas Públicas
  • Lattes

Possui graduação em pedagogia pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da USP, lecionando a disciplina de Didática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Hannah Arendt, mundo comum, esfera pública, autoridade, representações da infância, discurso pedagógico moderno.

Mestrado | Universidade Ibirapuera | Patrícia Margarida Farias Coelho

Patrícia Margarida Farias Coelho

  • Linhas de Pesquisa: Formação de Professores, Educação Inclusiva e Subjetividade
  • Lattes
  • Orcid

Possui graduação em Letras (Português/Inglês) (1995) e em Pedagogia (2016). É psicanalista formada pela escola “Diálogos Abertos”. Especialização em Didática da Língua Portuguesa no Ensino Superior pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1997). É Mestra em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007) e Mestra em Psicanálise pela Escola “Diálogos Abertos” (2014). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Possui Pós-Doutorado pelo (i) Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP com bolsa FAPESP, (ii) Pós-Doutora em Comunicação Digital pela Universidade de Murcia e (iii) Pós-Doutorado em Comunicação Digital pela Universitat Autonoma de Barcelona. Atualmente faz Pós-Doutorado no Programa de Educação e Currículo sob a supervisão de José Armando Valente. Atuou como professora visitante na Universidade Pompeu Fabra em Barcelona – Espanha. É atualmente professora permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (2018). Foi professora titular no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade Santo Amaro (UNISA) e coordenadora da Relações Internacionais da mesma Instituição (2016 – 2018) e Professora colaboradora no Curso de Mestrado Profissional em “Educação e Novas Tecnologias” da UNINTER desde 2016-2017. Docente visitante na Universitat de VIC/Espanha de 2013 até 2014. Professora Visitante Permanente na Universidade de Santander – Colômbia. Atualmente é coordenadora dos Cursos de Lato Sensu na Universidade Metodista de São Paulo: Educação Especial e Inclusiva e Gestão em Educação: Direção e Coordenação.Tem experiência na área de Comunicação, Mídias Digitais , Análise de Conteúdo e Linguística, com ênfase em Semiótica Francesa.. Foi aprovada em 2009 no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no ano de 2010 foi aprovada no Concurso para professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, conforme edital nº 092/2009 para a área de publicidade e propaganda.oi aprovada em 2009 na Prova Escrita e na Prova Didática, no Concurso para Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para a Disciplina de “Semiótica Aplicada a Linguagem Publicitária” e no ano de 2010. Áreas de interesse: educomunicação, análise de conteúdo, games e semiótica francesa.

Paula Fontana Fonseca

  • Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Educação Inclusiva e Subjetividade
  • Lattes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é psicóloga do Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Com experiência na área de Psicologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e educação, saúde mental, primeira infância e instituições educativas. Membro do Grupo de Pesquisa “Educação, Subjetividade e Psicanálise” (CNPQ) da Universidade Ibirapuera. Membro do Laboratório de Estudos Psicanalíticos e Educacionais sobre a Infância LEPSI-IP/FEUSP. 

Marcia Siqueira Andrade

  • Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Educação Inclusiva e Subjetividade
  • Lattes

Possui Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Foi até 2018 professora titular do Centro Universitário FIEO, Coordenadora do Programa em Psicologia Educacional do UNIFIEO, Membro do Comite de Etica em Pesquisa (CEP) do UNIFIEO, vice-coordenadora do GT Aprendizagem humana na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).Atualmente é professora permanente, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Ibirapuera, São Paulo, Brasil. Editora do periódico Cadernos de Psicopedagogia. Seus principais interesses estão voltados para o estudo dos processos de aprendizagem humana em seu desenvolvimento integral e dificuldades específicas entendendo que nesse processo as variáveis psicológicas encontram-se articuladas a componentes sociais. Suas pesquisas nessa área têm investigado a aprendizagem em diferentes contextos: escola, família, abrigos. Atualmente tem se dedicado mais ao estudo de temas relacionados à identificação dos aspectos preditivos dos problemas de aprendizagem da lecto escrita.Ampla experiência em supervisão, orientação, docência e pesquisa. Experiência como supervisora, coordenadora e professora conteudista de cursos EAD.