Estrutura Curricular

A estrutura curricular do curso contempla um eixo estruturante do ensino com disciplinas de formação geral, básica e específica. A matriz curricular abrange as metodologias didático-pedagógicas e de pesquisa voltados para a área de concentração do programa, permite a vivência na prática da docência e da pesquisa e dá suporte para as linhas de pesquisa do programa. Existem disciplinas obrigatórias e optativas que são oferecidas semestralmente e de forma flexível. Como recomendado no Programa de Desenvolvimento Institucional da UNIB, todas as disciplinas utilizam o ambiente virtual de aprendizagem como apoio. Em todas as disciplinas serão oferecidas atividades em ensino à distância (EAD), que não deverá ultrapassar 20% dos créditos de cada disciplina.

Para a obtenção do título de mestre, o discente do programa de pós-graduação em Desempenho e Reabilitação Físico-Funcional deverá cumprir um total mínimo de 46 créditos, sendo que cada crédito corresponde a 15 horas, perfazendo um total de 690 horas. O discente do mestrado deverá cumprir quatro disciplinas obrigatórias (11 créditos) e, no mínimo, duas disciplinas optativas das 7 oferecidas (6 créditos). As disciplinas obrigatórias estão relacionadas com a formação geral do mestre na área de concentração do programa e deverão ser cumpridas na sua totalidade até o momento da qualificação do projeto de dissertação (em até 18 meses da data de sua matrícula). As disciplinas optativas permitem aos discentes o aprofundamento de seus conhecimentos no ensino nas áreas específicas do projeto de dissertação. Adicionalmente, o aluno deve cumprir as atividades “Práticas de Pesquisa” (I, II, III, IV), previstas para ocorrer semestralmente ao longo dos dois anos do programa de Mestrado. A Prática de Pesquisa compreende encontros semanais com o orientador e com o grupo de pesquisa e está relacionada com a orientação da dissertação, correspondendo ao cumprimento de 2 créditos por semestre, perfazendo um total de 8 créditos ao longo do curso.

Adicionalmente, um crédito será proveniente do exame de qualificação e 20 créditos da elaboração e defesa da dissertação.

O discente deverá cumprir o curso num prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses da data inicial de matrícula, podendo ser prorrogado por, no máximo, 6 (seis) meses mediante análise e deliberação do Conselho do Programa. Além disso, o exame de qualificação e a defesa de dissertação em sessão pública é obrigatória, e o discente deve ser aprovado em ambos.

capa-ebook-fisioterapia

Não vá ainda! 😀

Baixe nosso e-book gratuito e confira tudo o que você precisa saber sobre o Programa de pós-graduação Mestrado em Fisioterapia da Universidade Ibirapuera.

Nome *
Email *